segunda-feira, 6 de julho de 2015

PROBLEMAS: New Horizons falha a uma semana do encontro com Plutão

 
Sonda rumo a plutão

A uma semana para a histórica aproximação a plutão, nave interplanetária New Horizons entrou repentinamente em modo de segurança após apresentar uma falha ainda desconhecida. 

A sonda perdeu o contato com os controladores às 17h54 UTC de sábado (14h54 BRT - horário de Brasília) e permaneceu neste estado até às 16h15 BRT.
Segundo a NASA, o computador principal da New Horizons detectou algum problema e passou imediatamente o controle para o computador secundário, que transmitiu à Terra todos os dados vitais da espaçonave. Em seguida, entrou preventivamente em modo de segurança.
Os controladores da missão disseram que o processo completo de recuperação poderá levar diversos dias, uma vez que a nave está a 4.8 bilhões de km da Terra e qualquer comando leva 4h24 minutos para chegar até a nave.
Apesar do problema, os engenheiros do Jpl, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, informaram que a New Horizons deve sair do modo de segurança nesta terça-feira, 7 de julho, e que as operações básicas da missão não deverão sofrer atrasos significativos.
O problema é que ainda não se sabe quais os motivos que levaram à nave a entrar em modo de segurança e nem se essa falha pode ocorrer de novo. Além disso, a sonda nunca sofreu qualquer tipo de pane, portanto nunca precisou ser "acordada" automaticamente após algum defeito.

A nós aqui da terra vamos torcer para que dê tudo certo, porque se algo a mais de errado perderemos a chance de explorar plutão. eu falei aqui no blog sobre a inportância da missão você pode ver aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário